Você compraria esses móveis?
Certamente o responsável pela elaboração do anúncio não teve a intenção de
informar que seus produtos são de qualidade ruim e que não possuem
durabilidade. Claro que a intenção era informar que, por conta do preço baixo,
os produtos não permaneceriam na loja por muito tempo, pois seriam todos
comprados rapidamente. Mas, como vemos, as escolhas utilizadas na elaboração do
texto desse anúncio conduzem a mais de um entendimento.
A ocorrência verificada
nesse anúncio é um exemplo do que a Linguística chama de ambiguidade.
Ambiguidade é a duplicidade
de sentido que pode ocorrer em uma palavra, em uma frase ou em um texto. Ela se
manifesta quando a construção linguística apresenta mais de um entendimento
possível.
Pode ser empregada de forma
intencional, atuando como um importante recurso de expressão. Esse seu caráter
é muito utilizado em textos publicitários, literários, humorísticos e histórias
em quadrinhos. Como vemos no texto abaixo.
No entanto, pode também ser
proveniente de falhas na organização dos elementos linguísticos. Tais falhas
comprometem a clareza e entendimento do texto e produzem efeitos de sentido diferentes
dos realmente pretendidos na sua elaboração . Foi o que verificamos no anúncio
da loja acima.
Por Márcio Vasconcelos Diogo