quinta-feira, 28 de novembro de 2013

AMBIGUIDADE EM GÊNEROS TEXTUAIS DO COTIDIANO



Você compraria esses móveis? Certamente o responsável pela elaboração do anúncio não teve a intenção de informar que seus produtos são de qualidade ruim e que não possuem durabilidade. Claro que a intenção era informar que, por conta do preço baixo, os produtos não permaneceriam na loja por muito tempo, pois seriam todos comprados rapidamente. Mas, como vemos, as escolhas utilizadas na elaboração do texto desse anúncio conduzem a mais de um entendimento.
A ocorrência verificada nesse anúncio é um exemplo do que a Linguística chama de ambiguidade.
Ambiguidade é a duplicidade de sentido que pode ocorrer em uma palavra, em uma frase ou em um texto. Ela se manifesta quando a construção linguística apresenta mais de um entendimento possível.
Pode ser empregada de forma intencional, atuando como um importante recurso de expressão. Esse seu caráter é muito utilizado em textos publicitários, literários, humorísticos e histórias em quadrinhos. Como vemos no texto abaixo.

No entanto, pode também ser proveniente de falhas na organização dos elementos linguísticos. Tais falhas comprometem a clareza e entendimento do texto e produzem efeitos de sentido diferentes dos realmente pretendidos na sua elaboração . Foi o que verificamos no anúncio da loja acima.

Por Márcio Vasconcelos Diogo