sábado, 12 de outubro de 2013

PORTAL GINÁSIO MUNICIPAL SOLIDARIZA-SE COM A FAMÍLIA PELA MORTE DO SENHOR MACHADINHO



O Portal Ginásio Municipal solidariza-se com a família de Antonio Machado de  Albuquerque, mais conhecido como Machadinho, pela morte de um dos comerciantes mais tradicionais de Coreaú, em reconhecimento ao seu relevante trabalho para a economia coreauense, tendo  exercido o seu oficio com zelo, honestidade e muita doação.
Em outro momento fora relembrado com justeza pelo "TROFÉU RM NO FOCO". Homenagem mais do que merecida.

TROFÉU RM NO FOCO



Antonio Machado de Albuquerque, nascido em 10 de janeiro de 1943, é um dos mais antigos comerciantes de Coreaú. Natural de Sobral, tendo nascido na Fazenda Malacof, distrito de Pedra de Fogo. Teve que conviver muito cedo com a rotina do trabalho que sua família possuía. Isto deveu-se ao fato de ter perdido seu pai aos três anos de idade e a partir daí sua mãe exerceu a função de chefe do lar, repassando conhecimentos da agricultura e comercialização de alimento, além das virtudes que todo cidadão deva possuir. O pontapé inicial para o ramo de comércio deveu-se também a seu tio e sogro, Francisco Machado de Albuquerque (conhecido como Doda Machado), passando a ser ajudante deste durante muitos anos. Em seguida, este montou uma “budega” para seu filho Francisco Nonato de Albuquerque, juntamente com o Machadim, assim popularmente conhecido. A parceria não teve êxito  e ocorreu a divisão do comércio, onde cada um foi para seu lado, abrindo seu próprio negócio.  Casa-se com a filha caçula do seu tio, Gerarda  Francisca de Albuquerque, donde teve três filhos: Gean César de Albuquerque, Geandre Francisco de Albuquerque, Geanio Antonio de Albuquerque e a filha adotiva Cleide Arruda de Oliveira. Todos os seus filhos, desde cedo aprenderam os ensinamentos do comércio e a importância do trabalho na formação cidadã de um homem como pessoa e também como profissional.
Há mais de 40 anos, Machadim dedica-se ao  comércio. Hoje, aos 68 anos de idade, ainda continua na ativa, cuidando do seu comercio na cidade de Coreaú. Tem como passatempo trabalhar, braçalmente, nas suas máquinas moageiras de milho, arroz e outros gêneros. Mesmo possuindo apenas 25% da sua visão, vitimada de uma diabete, pode-se dizer que, apesar de   não ter formação nas universitária, possui doutorado na formação da vida, por tratar-se de uma pessoa do bem, pai de família e com bastante conhecimento em técnica de comercialização e negociação. Possui um comércio de gênero alimentício, que vende também ferramentas e utensílios para o homem sertanejo; uma loja de perfumaria e artigos para presentes e uma peladeira de grãos de moer milho, pilar  arroz e descascar feijão.
Vale ressaltar que seus filhos desde cedo aprenderam as técnicas de comercialização e as  passarão à próxima geração vindoura da família. Tem o prazer em dizer que seus filhos são graduados: Gean( Enfermeiro e Especialista em Acumputura); Geandre ou “Manin” (Graduado em Tecnologia da Construção Civil, Regime Especial em Letras e Pós Graduado Gestão Escolar); Geanio Antonio de Albuquerque (Administrador de Empresas, Especialista em Gestão de Pessoas e acadêmico do curso de Direito- UVA) e Cleide Arruda de Oliveira (acadêmica do Curso de Administração de Empresas). Queremos ressaltar o papel da sua grande companheira de vida, sua esposa na sua formação de comerciante e na formação dos seus filhos. Quem quiser encontrá-lo basta fazer uma visitinha ao famoso comércio do Machadim, situado no mesmo lugar de sempre, início do  “ Rabo da Gata”.