domingo, 8 de dezembro de 2013

DOM BENEDITO: 60 ANOS DE VIDA SACERDOTAL


“A sua ação pastoral, educacional e formadora, em nosso meio, é algo que não pode ser mensurado, haja vista que até hoje ainda podemos senti-la em cada família de Coreaú.”(Leonardo Pildas, In História de Coreaú, 1702-2002)


Neste domingo, 8 de dezembro, a Catedral Nossa Senhora das Mercês, em Itapipoca, reverencia seu pastor emérito que muito contribuiu para a Igreja Particular de Itapipoca, Dom Benedito Francisco de Albuquerque. Será uma Celebração Eucarística em Ação de Graças pelos sessenta anos de vida sacerdotal do hoje emérito bispo da Diocese de Itapipoca. Dom Antônio Roberto Cavuto, bispo diocesano, estará concelebrando juntamente com o aniversariante e vários outros padres.

Dom Bendito nasceu em Coreaú, no dia 24 de agosto de 1928. Ingressou no Seminário Menor São José, de Sobral, no ano de 1941. Em 1948, foi transferido para o Seminário Maior (Seminário da Prainha) em Fortaleza, onde cursou Filosofia e Teologia. Foi ordenado diácono no dia 21 de março de 1953 e ordenado presbítero no dia 8 de dezembro de 1953, na Catedral de Sobral. No dia 13 de dezembro de 1953, celebrou a primeira missa, em sua cidade natal, Coreaú.

Como padre, foi Vigário Ecônomo de Coreaú, onde fundou o Colégio Nossa Senhora da Piedade, o Cetro Social Rural de Coreaú e a Cooperativa Mista de Coreaú. Construiu a Igreja de São Francisco e o prédio que seria o Convento São José para abrigar as religiosas que pretendia levar para a Paróquia. Foi diretor diocesano de catequese em Sobral, cursou Sociologia, na Universidade Gregoriana, em Roma, em nível de especialização; foi vigário em Granja, coadjutor da Paróquia da Paz e Pároco da Paróquia de São Vicente de Paulo, em Fortaleza.

Dom Benedito foi ordenado bispo e tomou posse da Diocese de Itapipoca no dia 5 de maio de 1985, na Catedral Diocesana Nossa Senhora das Mercês, pela imposição das mãos de Dom Aloísio Lorscheider. Na ocasião, estavam presentes 13 bispos, 92 padres e 29 seminaristas e uma grande multidão de fiéis que, segundo Dom Benedito, lhe possibilitou “estabilidade psicológica para um trabalho de conjunto, no Regional Nordeste I, especialmente na Diocese de Itapipoca”. Além destas palavras proferidas em agradecimento pela Ordenação e Posse, Dom Benedito disse que “a hospitalidade deste povo é um fruto eficaz do amor cristão, impressionante em todo seu conjunto”. Afirmou ainda que “já sentia uma simpatia ímpar por essa gente”.

Durante esses vinte anos de episcopado, Dom Benedito muito fez pela Diocese de Itapipoca, fundou o Instituto São Vicente de Paulo e abriu várias casas religiosas em diversas paróquias. Fundou o ITEPI – Instituto Teológico e Pastoral de Itapipoca, o Centro Popular Profissionalizante, o Lar Sagrada Família, a Casa de Nazaré, a Casa de Recuperação dos Dependentes Químicos “Volta Israel”, a Comunidade de Vida Apostólica – Shalom (Itapipoca) e o Centro de Defesa dos Direitos Humanos.

Criou várias pastorais e movimentos, paróquias e áreas pastorais e, muito preocupado com a comunicação e defendendo uma comunicação para a Verdade e a Paz, adquiriu com grande esforço as Rádios Uirapuru e FM Educativa Esperança e criou a Pastoral da Comunicação em janeiro de 1998, onde vem atuando e formando comunicadores populares em diversas paróquias da Diocese.

Fonte: Diocese de Itapipoca/programajovenscomdeus