sexta-feira, 26 de abril de 2013

PRODUÇÃO TEXTUAL: SOPRO DE UM ALUNO À MATEMÁTICA


Quero aprender matemática
Como aprendo gramática
Vendo a luz do conhecer
Calculando potência
Que aqui me convença
Meu fabuloso crescer

Resolver raiz quadrada
Função afim e exata
No cálculo particular
Pitágoras, Tales e proporção
Função quadrática e razão
Propriedades aplicar

Equação do 2º grau
Subindo mais um degrau
Matemática em sintonia
Quadrado e diagonal
Trapézio, losango é legal
No mundo da geometria

Quero aplicar matemática
Na vibração de quem resgata
Valor de área e volume
De um polígono regular
Pros outros cálculos não me assustar
E na vida eu me aprumar

Altura de triângulo
Seus lados e seus ângulos
Em suas relações métricas
Dando ênfase ao seno
Fórmula correta do cosseno
Tangente trigonométrica

Finalmente meu colega
Aquilo que me alegra
É ter tempo para estudar
Quero ver o meu amigo
Crescer junto comigo
Para Brasil melhorar
Hildenê Montezuma de Souza, Professor da Escola Ginásio Municipal