sexta-feira, 26 de abril de 2013

CURIOSIDADE HISTÓRICA: PRIMEIRA DAMA DO VOTO

A primeira mulher a ter direito de votar no Brasil foi Celina Guimarães Viana. E isso bem antes do Código Eleitoral de 1932. Aos 29 anos, Celina pediu em um cartório da cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, para ingressar na lista dos eleitores daquela cidade. Junto com outras seguidoras, Celina votou nas eleições de 5 de abril de 1928.

Nascida em 1890 e formada pela Escola Normal de Natal, Celina aproveitou a Lei nº 660,  de outubro de 1927, que estabelecia as regras para o eleitorado solicitar seu alistamento e participação. Em todo país, o estado potiguar foi o primeiro a regulamentar seu sistema eleitoral, acrescentando um artigo que definia o sufrágio sem “distinção de sexo”.

O caso ficou famoso em todo o mundo, mas logo recebeu o balde de água fria da Comissão de Poderes do Senado, que não aceitou o voto. No entanto, a iniciativa da professora marcou a inserção da mulher na política eleitoral, numa época em que os homens dominavam este ambiente. A legalização do voto feminino ainda demoraria um pouco mais. Somente em 1932, o Código Eleitoral definiria que o voto era extensivo a todos, sem distinção de gênero, tornando-se obrigatório em 1946.

Fonte: Revista História da Biblioteca Nacional, ano 8, nº 91, abril de 2013