quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

MISSA EM HOMENAGEM AO JUBILEU DE 60 ANOS DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DE DOM BENEDITO





HOMENAGEM DO GINÁSIO MUNICIPAL
 






DOM BENEDITO ALBUQUERQUE:SESSENTA ANOS DE VIDA ECLESIÁSTICA.

Há sessenta anos, o então padre Benedito Albuquerque, ainda muito jovem, celebrava a sua primeira missa e, em seguida, assumia a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em sua terra natal, Coreaú. Foi motivo de muito júbilo para seu Zé Barra, Dona Cocota e todos os seus familiares e conterrâneos. 
Coreaú era à época uma pequena urbe com três praças, algumas poucas ruelas periféricas e a maior parte de sua população rural possuidora de muitos problemas: fome e subnutrição, absoluta falta de assistência à saúde, inaceitáveis e desumanas cifras de mortalidade materno-infantil, maioria da população analfabeta. As únicas instituições de ensino eram o grupo escolar e algumas escolas em poucas casas, que asseguravam o ensino somente até o primeiro grau ou primário, como era chamado este nível de ensino. 
Padre Benedito veio com determinação pétrea de inconformismo com esta situação e de assegurar oportunidade educacional à população, com a convicção de ser este o único meio de reverter a miséria e assegurar promoção social e humana. 
Fundou o Educandário Nossa Senhora da Piedade, sendo ele diretor, professor, gestor... Tudo. Selecionou alguns poucos abnegados e capacitados ao ensino em Coreaú e importou outros. Desta semente vicejou o Ginásio Nossa Senhora da Piedade, assegurando oportunidades sequenciais de ensino aos jovens talentos da terra, que seguiram seu destino na Universidade Federal do Ceará e de outros Estados do Brasil.
Padre Benedito nunca abdicou de sua vocação de educador, sempre aliada e subordinada a sua longa e vocacionada trajetória de religioso, seja como vigário em outras paróquias do interior e de Fortaleza, até ser ordenado bispo para a Diocese de Itapipoca, sempre muito prestigiado pelos fiéis e pelo clero cearense e brasileiro, tendo exercido funções firmes e determinantes na pastoral da terra. 
Dom Benedito, um pensador e intelectual da Igreja, mantendo, em todo o tempo, uma postura humana e discreta, mas muito firme, fez pós-graduação na Universidade Gregoriana de Roma, onde agregou saber e conhecimento. Hoje, ele é Bispo Emérito de Itapipoca e diria o Vigário Perpétuo da Paroquia Nossa Senhora da Piedade, de Coreaú, que, não tenho medo de estar equivocado, foi e será para sempre a mais simples, mas a mais querida das funções eclesiásticas exercidas. 
Dom Benedito, os seus conterrâneos coreauenses, os seus ex-alunos e descendentes serão eternamente gratos por tudo que foi feito em benefício de nossa terra e de nossa gente. Vossa Reverendíssima foi e será uma referencia de Coreaú para o clero em geral, como professor, intelectual e pastor da Igreja Católica.
Nossa eterna gratidão! 

Coreaú-CE, 06 de janeiro de 2014.
José Galba de Meneses Gomes
Texto enviado pelo professor Fernando Deda