sábado, 25 de maio de 2013

PREFEITA ÉRIKA FROTA: A ANIVERSARIANTE DO DIA

Fonte da imagem: RM no FOCO



DO BLOG:

Cortar o tempo
Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade  DE ACREDITAR QUE DAQUI PRA DIANTE VAI SER DIFERENTE.

Carlos Drummond de Andrade 

ARTIGO DE OPINIÃO: 100% DO PRÉ-SAL PARA A EDUCAÇÃO!



 A Distribuição que gera igualdade de oportunidades, desenvolvimento sustentável social e ambiental!
Enquanto cidadão e militante social, tenho o dever de externar minha preocupação com os rumos do desenlace da disputa pelos recursos do Pré-Sal.
Governadores e prefeitos fazem lobby aberto sobre parlamentares federais para que os recursos do Pré-Sal e os royalties oriundos da sua exploração possam ser redistribuídos diretamente para os executivos estaduais e municipais.O Pré-Sal é uma riqueza criada pela natureza para nossa fortuna, e presente em território abissal brasileiro - talvez, por isto, tenha escapado da sanha privatista e entreguista do período Cabral a Fernando Henrique Cardoso; e, agora, este mesmo grupo reacionário, golpista e oportunista que, até bem pouco tempo, dizia que o Pré-Sal sequer existia (e "se existisse, não tinha como explorar"; e, "se explorado, não geraria recurso algum à Nação"; e, "se fosse gerador de recursos e riquezas para a Nação brasileira, tais riquezas seriam insuficientes e rapidamente esgotáveis") tenta desviá-lo para outros setores que não o da Educação Pública Brasileira com Qualidade Social.Para minha alegria e de todos aqueles que lutam por um Brasil pujante e, de fato, democrático, e tristeza dos profetas entreguistas neoliberais, o Pré-Sal é descoberto!
A Petrobrás cria tecnologia de exploração e, a cada dia, novos campos são descobertos!
É aprovado o Marco Regulatório de Exploração.
Poços começam a produzir (e é por que diziam que sequer existia...), e a riqueza começa a gerar dividendos que, agora, precisam ser distribuídos.Os movimentos sociais, parlamentares progressistas (que, de fato, defendem a "supremacia do interesse público", como preconiza a Constituição Cidadã de 1988), estudantes e professores puxam, como bandeira de reivindicação, a utilização de 100% dos recursos do Pré-Sal para a Educação Pública Brasileira, colando a ela a luta por um novo Plano Nacio nal de Educação (PNE), com 10% do PIB.
Após muita pressão popular, o Congresso Nacional aprova a indicação de 10% do PIB para a Educação Pública Brasileira.
Vale destacar que: muitos parlamentares, que votaram, antes das eleições municipais, "pela educação brasileira", garantindo, assim, os 10% do PIB, logo após o pleito eleitoral em seus municípos, quando a Presidenta Dilma encaminhava ao Congresso a proposta de vinculação de 100% do Pré-Sal para a Educação Pública Brasileira para viabilizar esses 10%, voltaram atrás: o conluio dos que hoje se digladiam, ou seja, parlamentares apoiadores de estados produtores e parlamentares apoiadores de estados e municípios não produtores, fizeram um acordo, na "calada da noite", e derrotaram a proposta para destinar 100% dos recursos do Pré-Sal para a Educação Pública Brasileira. Em outras palavras, estes parlamentares votaram CONTRA aquilo que eles mesmos aprovaram - e se aproveitaram eleitoralmente!
São os parlamentares overnight: aqueles que mudam sua palavra e seu voto; que mudam, descaradamente, os acordos anteriormente feitos, ao balanço da ocasião que lhes proporcione mais lucratividade político-eleitoreira. Votam por mais recursos para a Educação Pública Brasileira de dia; PORÉM... de noite, em absoluta surdina: retiram recursos que poderiam viabilizar aquilo que eles aprovaram!
O que, enquanto cidadão e militante social, vejo, agora, é a utilização da tese de "melhor e mais equilibrada redistribuição dos royalties do petróleo e Pré-Sal para estados e municípios".
Esta tese esconde interesses de todas as matizes, desde o desejo ardente de abocanhar recursos gigantescos passando por diferenças na concepção de Estado e de Pacto Federativo até a cobertura de rombos financeiros os mais diversos...A questão central é "com quê": Com quê, exatamente, a totalidade dos recursos do Pré-Sal será aplicada? Que estes recursos sejam vinculados e carimbados para dar sustentação a uma ação estratégica: A de efetivamente melhorar a vida, no presente, e no futuro, da nossa Nação através da Educação Pública de qualidade social!
Não temos o direito de ficar vendo a banda passar!
O Pré-Sal, que demorou milhões de anos para ser produzido pela mãe natureza, não pode ser dado como cheque em branco nas mãos de poucos!Preocupo-me, inclusive, com o silêncio dos inocentes e dos reais donos da riqueza do Pré-Sal: o povo brasileiro!
Acordar é preciso!
A Educação Pública Brasileira é comprovadamente a melhor forma de distribuir renda, conhecimento e oportunidades.
E por que a Educação? Por que a Educação muda o mundo! E depois?  Continua mudando e mudando e mudando... até chegar à emancipação humana ampla e responsável!
Tirem suas mão sujas do Pré-Sal!
O Pré-Sal é nosso! E saibam: Venceremos. Venceremos!

Prof. Anízio Melo
Presidente do Sindicato APEOC
Fonte: Sindicato APEOC

quarta-feira, 22 de maio de 2013

DIA DO DESAFIO





 CONVITE



A Prefeitura Municipal de Coreaú por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer convida a todos para interromper a rotina diária e participar de um movimento em prol da saúde, O DIA DO DESAFIO, evento mundial cujo objetivo é inserir a atividade física no cotidiano das pessoas a fim de melhorar sua qualidade de vida.

O evento acontecerá na quarta-feira, dia 29.05.2013, e pretende mobilizar o maior número de participantes para praticar durante 15 minutos consecutivos de qualquer atividade física ou esportiva. A Secretaria de Esporte enviará até sua repartição (A qualquer hora do Dia) Educadores Físicos para participar junto com os servidores públicos e privados.

Coreaú irá concorrer com a cidade de Ibaté, localizada no Estado de São Paulo com aproximadamente 30.724. A cidade vencedora será aquela que conseguir mobilizar o maior número de pessoas para realizar uma atividade física e registrar a participação. O resultado é obtido levando em conta a proporção entre número de pessoas que moram na cidade e aquelas que participam do Desafio.

Contamos com a presença e participação de todos!

Abertura do Evento: Praça do Mercado às 07: 30 horas Sede–Coreaú

Encerramento: Praça do Mercado às 18:00 horas 
 Sede-Coreaú



Atenciosamente,

Fabiula Sousa Gomes Cavalcante

Secretária de Juventude, Esporte e Lazer

quinta-feira, 16 de maio de 2013

O PODER DA VÍRGULA



VÍRGULA PODE SER UMA PAUSA... OU NÃO.

Não, espere.

Não espere.

ELA PODE SUMIR COM SEU DINHEIRO.

23,4.

2,34.

PODE CRIAR HERÓIS...

Isso só, ele resolve.

Isso só ele resolve.

ELA PODE SER A SOLUÇÃO.

Vamos perder, nada foi resolvido.

Vamos perder nada, foi resolvido.

A VÍRGULA MUDA UMA OPINIÃO.

Não queremos saber.

Não, queremos saber.

A VÍRGULA PODE CONDENAR OU SALVAR.

Não tenha clemencia.

Não, tenha clemência.

VIU?UMA VÍRGULA TEM PODER!
 Pauta:Professor Márcio Vasconcelos