domingo, 31 de março de 2013

LERUÁ: Cultura e Tradição



      Quem venceu o I Festival de Leruá de Coreaú, foi o grupo do "Nego do Juranda" que conquistou 172 pontos e foi a campeã de 2013. Os quesitos apurados forma: Sincronia, embolado e animação. O festival visou manter a tradição que estava se perdendo ao longo dos anos, e também em homenagear pessoas que fizeram parte de nossa terra, que são: Vicente Chico, Cachica e Nonato Preto. Espera-se que se mantenha a tradição ano após ano. Compareceram ao evento os ilustres Ministro da Secretária de Portos, Leônidas Cristino, Dr. Romildo Teles, o historiador Leonardo Pildas, Jarbas e Dr. Eliton Meneses. Além de familiares dos homenageados.

     Está de parabéns a Prefeitura de Coreaú na pessoa da prefeita Érika, o secretário de cultura, Ivanildo Lourenço, que deu um ar de graça ao evento e o amigo Manchão idealizador do festival.










FONTE: Blog RM no Foco

domingo, 24 de março de 2013

ABONO GERAL DO FUNDEB



O Presidente do Sindicato APEOC, Prof. Anizio Melo, esteve reunido hoje, quinta (21/03/2013), na SEDUC, com a Coordenadora de Gestão de Pessoas, Sra. Marta Emília, ocasião em que foram definidos e reafirmados os seguintes pontos


NADA VEM AO ACASO: OS AVANÇOS SERVEM PARA INCENTIVAR NOVAS LUTAS!

O "raspa tacho", como carinhosamente resolveu-se denominar o ABONO GERAL, foi literalmente uma busca incessante dos números que pudessem garantir à nossa categoria, de acordo com a lei do FUNDEB, o máximo de valores.

O acréscimo de cerca de 15 milhões de reais, aos valores já garantidos de 36 milhões, foi um obstinado e competente trabalho da equipe de técnicos do Sindicato APEOC que, mais uma vez, acertou na mosca em suas projeções.

O resultado está possibilitando chegar ao bolso do professor um ABONO GERAL de aproximadamente uma remuneração, referente ao exercício 2012, para todos os professores e professoras que estiverem em efetivo exercício em atividades no âmbito da Secretaria de Educação do Estado.

A raiz das conquistas está na Lei 15.064/2011 ("Lei APEOC"), que possibilitou o incentivo denominado PVR, a aplicação de 1/3 com planejamento, concurso público, pagamento de gratificação às escolas profissionais, o aumento na gratificação dos gestores escolares, abono de 1/3,  Abono Geral Fundeb e, no esteio da lei 15.064, também conseguimos aumentar a gratificação das secretárias e secretários escolares para DAS-2, coordenadores para DAS-1 e universalização da gratificação DNS-3 para os Diretores de Escola.

No dia 21 de dezembro de 2012, foi feito o pagamento do primeiro abono referente às atividades extraclasse (1/3) e à diferença de implantação da PRV,como havíamos informado.

Agora, no dia 28 de março, vem o crédito do ABONO GERAL em conjunto com o salário de março para, mais uma vez, mostrar aos que acreditam, e lutam, que Sindicato somos nós: nossa força e nossa voz!

Fonte: Sindicato APEOC